MAORIS

Nomeação:

Na língua maori, a palavra maori representa toda uma cultura. Em lendas e outras tradições orais, a palavra distinguia seres humanos mortais de divindades e espíritos.

Os primeiros exploradores europeus às ilhas da Nova Zelândia se referiam às pessoas que lá encontraram como "aborígenes", "nativos" ou "neozelandezes". Maori permaneceu como o termo usado pelos maoris para descreverem a si mesmos.

Origens maoris:

A Nova Zelândia foi um dos últimos lugares da Terra a ser colonizado pelos europeus.

Estudos sugerem que ondas de migração vieram do leste da Polinésia entre 10 e 800 D.C.

Não existe registro de assentamento humano na Nova Zelândia antes dos viajantes maoris; por outro lado, evidências arqueológicas indicam que os primeiros habitantes vieram do leste da Polinésia e se tornaram os maoris.

Na Nova Zelândia há uma riqueza enorme quanto à tatuagem. E a tatuagem mais importante é feita no rosto. Para muitas culturas, a mão, o rosto e o pescoço ficam fora da pintura corporal. Para os maoris, o homem cobre todo o rosto quanto mais nobre ele é ou pela sua posição social. A tatuagem dá status dentro da tribo ou clã.

Entre os primeiros exploradores europeus o capitão James Cook (1769) — relataram encontros com maoris. Estes primeiros relatos descreviam os maoris como uma raça de guerreiros ferozes e orgulhosos. 

Em 1830 estimava-se que o número de europeus vivendo entre os maoris fosse de cerca de 2.000.

Durante este período, a aquisição de mosquetes pelas tribos em contato com os europeus, causou o desequilíbrio de poder entre as tribos maoris, e começou um período de guerra sangrenta, inter-tribal, conhecida como "Guerra dos Mosquetes", que resultou na exterminação efetiva de várias tribos e a migração de várias outras para fora de seus territórios tradicionais. Doenças européias também mataram um grande número de maoris durante este período (o número exato é desconhecido). 



fonte: wikipedia

nz
...sabia que

.. que a Nova Zelândia foi a primeira nação moderna a dar as suas mulheres o direito de votar?

. que Sir Edmund Hillary, um neozelandês, foi um apicultor em Auckland antes de se tornar o primeiro homem a chegar ao cume do Monte Everest no Nepal; o pico mais alto na terra?

-